Município de Igaporã realiza a 10ª Conferência de Assistência Social 2023
16/07/2023

A Prefeitura de Igaporã e a Secretaria Municipal de Assistência Social 2023 realizaram a 10ª Conferência de Assistência Social 2023, no dia 13 de julho, Ginásio Municipal de Esportes.

O evento teve por objetivo compartilhar propostas e melhorias para o programa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), aprimorando o atendimento e o acesso da população aos programas assistenciais governamentais.

A Conferência Municipal de Assistência Social é um evento realizado no nível municipal, como preparação para as conferências estadual e nacional. As representantes do município que participarção das outras etapas, foram escolhidas no encontro municipal: a agente comunitária de saúde, Neide Silva, representará a sociedade civil na etapa estadual, e a assistente social, Lidiane Gonçalves, participará da conferência estadual como representante do SUAS.

Diversos temas relacionados às políticas governamentais destinadas à área social foram discutidos e avaliados, juntamente com propostas de políticas de assistência social para Igaporã. O espaço de participação social proporcionou a usuários, trabalhadores, gestores e entidades da sociedade civil, a possibilidade de contribuírem para a construção de ações e políticas públicas mais efetivas na área.

A programação da conferência contou com debates, palestras, mesas-redondas e grupos de trabalho, nos quais foram abordados temas como o acesso aos direitos socioassistenciais, enfrentamento da pobreza, garantia de proteção social básica e especial e fortalecimento do SUAS.

Nesse sentido, a Conferência Municipal de Assistência Social permitiu a ampliação do diálogo entre a sociedade civil e o poder público, fortalecendo a participação social na formulação e avaliação das políticas públicas de assistência social. Além disso, o evento contribuiu para a construção de um sistema de assistência social mais inclusivo, solidário e eficiente, capaz de atender às demandas da população de forma justa e democrática.

Autor: Diretoria de Comunicação