Manual de navegação logo

Manual de navegação

Acessibilidade logo

Acessibilidade

Fale conoscobat-papo

Fale conosco

  • *Campos obrigatórios
  • Ao iniciar um contato, você concorda com a Política de privacidade

  • ...Ou se preferir

  • Ligue para nós

    (77) 3460-1021 / 3460-1141

  • E-mail

    ascom.pref.iga@gmail.com

  • Ou seja atendido presencialmente

    Segunda à sexta-feira, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00 hs

    Pç Bernardo de Brito, 430, Centro

  • Outros meios de contato

Em conformidade com:

O Município de Igaporã comemorou 63 anos de emancipação
07/09/2023

A Prefeitura de Igaporã desenvolveu uma programação cultural, em comemoração aos 63 anos de emancipação política do município, priorizando a economia de recursos diante da crise financeira enfrentada pela maioria das prefeituras no país.

 

Segundo informações da gestão municipal, a realização da programação festiva contou com o apoio do Governo da Bahia, por intermédio da Bahiatursa, que permitiu o custeio das despesas para instalação da estrutura e contratação das atrações regionais, que se apresentaram no palco da Praça José de Brito Gondim (Zeca da Varginha).

 

A Secretaria de Cultura e Turismo organizou e executou uma programação diversificada, na semana cultural que marcou as comemorações pelo aniversário da cidade: atrações infantis, ações afirmativas e temáticas inclusivas foram a característica principal da programação. No entanto, a programação oficial começou no dia 27 de agosto, com a Corrida da Independência, pelas ruas da cidades, com largada e chegada na Praça Baco-Pari.

 

A semana de ações culturais se iniciou no dia 26 de agosto, com o Tardezinha Kids: a Secult promoveu uma festa para as crianças, com brincadeiras, apresentações teatrais e sorteios de brindes.

 

Na segunda-feira (28), ocorreu o evento Mulheres Inspiradores. A Secult ofereceu um encontro voltado para exemplos de mulheres que venceram e vencem os desafios com esforço e contribuem para o desenvolvimento de Igaporã. Além das brincadeiras e homenagens, a participantes assistiram a apresentações musicais de artistas locais.

 

Na sequência da semana cultural, foi comemorado do dia do Evangélico (31) e a Secretaria realizou a edição especial de aniversário do Fala Preto (1º), com o objetivo de dar voz e visibilidade à arte, à cultura e às histórias de vida da população negra de Igaporã.

 

Todos que estiveram no local assistiram a apresentações e músicas, além de visitarem o estande de trança afro, turbante e pintura corporal. A culinária local também contou com representantes na Praça Zeca da Varginha.

 

O projeto contou com a participação de professores, agentes culturais e representantes das comunidades quilombolas de Igaporã. O público assistiu a várias manifestações do empoderamento, principalmente, das mulheres negras da cidade.

 

Ainda no dia 1º de setembro, dois eventos religiosos marcaram as comemorações pelo aniversário da cidade: uma missa na Igreja Católica, às 8h, e um culto na Igreja Batista Filadélfia, às 19h. Durante a manhã, com participação do prefeito Newton Cotrim – Neto – e membros da Administração Municipal, a população participou de um momento cívico, com hasteamento das bandeiras de Igaporã, da Bahia e do Brasil, em frente à Prefeitura Municipal.

 

A programação da semana cultural se encerrou no domingo (3), com a XXI Cavalgada de Igaporã. Centenas de cavaleiros e amazonas desfilaram pelas ruas da cidade, divididos em grupos uniformizados. Após o percurso, todos se reuniram na Praça Zeca da Varginha, para comemorar o evento, com atrações musicais que se apresentaram no palco da nova praça.

 

O prefeito Neto comemorou o resultado final da programação, em clima de paz.

 

“O aniversário da cidade de 2023 demonstrou que o bom gosto e a criatividade podem produzir ótimos frutos, mesmo com poucos recursos financeiros. A situação atual da Administração Municipal de Igaporã, não permite grandes investimentos em atrações para as festas locais. É uma realidade enfrentada por milhares de outras prefeituras em todo o Brasil. Mesmo assim, a equipe organizadora da festa e todos que com ela colaboraram, produziram uma semana inteira de programações, voltadas para a própria comunidade. Todos estão de parabéns. Esperamos que em 2024, estejamos com uma situação financeira melhor, para investirmos ainda mais na cultural e no lazer de Igaporã”, comentou Neto.

Veja todas as imagens no Facebook: https://web.facebook.com/PrefeituraIgapora



Autor: Diretoria de Comunicação

O que você achou da nossa página ?

  • Muito insatisfeito
  • Insatisfeito
  • Regular
  • Satisfeito
  • Muito satisfeito