Secretaria da Saúde
Secretaria de Saúde emite Nota de Esclarecimento sobre Calazar
08/02/2018

A Secretaria Municipal de Saúde de Igaporã emitiu uma nota técnica na tarde desta quarta feira, 07 de fevereiro, em atenção a boatos surgidos na cidade envolvendo um possível surto de calazar. A nota foi emitida pela Vigilância Epidemiológica e esclarece a real situação do município em relação à doença.

Segundo o texto, o calazar é uma doença não contagiosa, transmitida exclusivamente pela picada do mosquito palha, tendo como principal fonte de infecção o cão doméstico.  Conforme informa a secretaria, a situação do município hoje é classificada como de Intensidade Esporádica, devido principalmente aos anos em que o trabalho de controle do vetor da doença não vinha sendo realizado de forma intensa.

Ainda segundo a Secretaria, desde abril de 2017 a equipe epidemiológica iniciou o trabalho de identificação de cães infectados através de testes rápido e laboratorial e todos os casos em que houve confirmação da doença, os cães foram eutanasiados, seguindo procedimentos orientados pelo Ministério da Saúde.

Ao final da nota técnica, a Secretaria de Saúde reafirma a não existência de surtos de calazar e convoca a população para evitar focos de criação do mosquito transmissor da doença, mantendo quintais limpos e sem acúmulo de material orgânico, cuidando bem da saúde do cão e comunicando a Vigilância Epidemiológica no caso de suspeita de animal com a doença.

Confira a nota completa aqui.