Em conformidade com:
- ✔ LAI (Lei 12.527/2011) no art. 8º, §1º, I
- ▶ Veja mais em Mapa de Leis
Os investimentos realizados pela Prefeitura de Igaporã, para implementação de um programa de inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) no sistema municipal de ensino, foram um dos temas abordados no I Simpósio de Educação Inclusiva, realizado nos dias 19 e 20 de maio, no auditório da Câmara Municipal, na Escola Coronel Olímpio e no Clube Acri.
Organizado com o tema central “Educar na diversidade – as bases para construção de uma escola inclusiva”, o Simpósio dividiu-se em vários eventos.
O primeiro encontro foi destinado a servidores das escolas municipais, durante a tarde do dia 19 maio, na Câmara Municipal, com o tema “Gestão escolar inclusiva: desafios, conflitos e possibilidades”, mediado por Adevanucia Nere, do Instituto Federal Baiano (IF Baiano), campus de Bom Jesus da Lapa.
O Simpósio foi aberto, oficialmente, com uma solenidade realizada à noite, no Cluve Acri.Os participantes assistiram à palestra Magna desenvolvida por Adevanucia, com o tema “Eu educo, nós incluímos”. O evento contou, ainda, com uma apresentação cultural de Netinho, de Serra do Ramalho.
No segundo e último dia, equipes da educação municipal participaram de um encontro no Clube Acri, com o tema “O protagonismo das pessoas com deficiência”, para compartilhamento e relato de experiências profissionais, pessoais e familiares. Na segunda etapa, uma mesa multiprofissional abordou “Inclusão no contexto escolar e psicossocial”.
A programão do segundo dia prosseguiu durante a tarde, com oficinas temáticas desenvolvidas por agentes da rede escolar municipal, na Escola Coronel Olímpio, abordando assuntos relacionados ao tema central do Simpósio.
“O processo de inclusão tem sido uma conquista gradativa e requer perseverança daqueles que abraçam a causa. São muitas as dificuldades e grandes os desafios. Mas, é possível avançar e ampliar o processo inclusivo em nossas escolas. Nós estamos no início de uma grande revolução no ensino das pessoas com deficiência, em Igaporã”, comentou Marcos André, Secretário de Educação.
O programa
A Administração Municipal de Igaporã iniciou o programa de acolhimento e inclusão de alunos com deficiência, em janeiro de 2021, enfrentando forte demanda social desde o início.
A estrutura da rede municipal de ensino foi direcionada para atender o maior número possível de alunos e familiares, por meio de ações que promoveram melhores condições de acesso, permanência e finalização com êxitos nos cursos oferecidos.
A Secretaria de Educação organizou uma estrutura multiprofissional, com psicólogos, pedagogos, professores AEE, além de servidores destinados ao acompanhamento e cuidado dos alunos e alunas PCDs. As equipes receberam ambientes de trabalho especialmente organizados para o melhor desempenho e alcance dos objetivos propostos.
Nos dois anos de atividade, o programa de educação inclusiva promoveu seminários, encontros formativos de servidores, jornadas pedagógicas, entre diversas ações que ampliaram a capacidade de acolhimento e atendimento por parte dos profissionais e da estrutura física escolar.
Texto e fotos: Diretoria de Comunicação
Mais Notícias
O que você achou da nossa página ?
- Muito insatisfeito
- Insatisfeito
- Regular
- Satisfeito
- Muito satisfeito