Em conformidade com:
- ✔ LAI (Lei 12.527/2011) no art. 8º, §1º, I
- ▶ Veja mais em Mapa de Leis
A conferência de lançamento do Programa Municipal de Educação Ambiental e Patrimonial foi realizada pela Prefeitura de Igaporã, no auditório da Câmara Municipal, na manhã da última quinta-feira (01/06).
O evento organizado pela Secretaria de Educação e pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, contou com a presença do Prefeito Newton Cotrim – Neto –, do promotor de justiça, Jailson Trindade Neves, vereadores, autoridades municipais, representantes de entidades da área de proteção ambiental e da comunidade igaporaense, além de representantes das empresas que atuam em parceira na execução do Programa.
Alunos das escolas municipais realizaram apresentações sobre o tema da preservação do meio ambiente. Na sequência da programação, o representante do Ministério Público, autoridades do município e representantes das diversas empresas participantes do evento realizaram pronunciamentos sobre ações desenvolvidas no município, no âmbito da defesa do meio ambiente.
Os participantes também assistiram às exposições sobre temas como o Plano de Fiscalização Ambiental, implementado pela Administração Pública, com o objetivo de proteger a cobertura vegetal, evitando, ainda, a poluição gerada pelas atividades humanas na cidade e na zona rural.
O Promotor de Justiça, Dr. Jailson Trindade Neves, salientou a importância da educação ambiental como promotora de um olhar diferente que supere a visão folclórica e as ações pontuais, como a distribuição de mudas e outras atividades de curto alcance e sem conexão com o senso de pertencimento ao meio ambiente.
O promotor afirmou que é preciso despertar nas comunidades a noção de integração à natureza, destacando as ligações entre o meio, a saúde do ser humano e do planeta. Descreveu, ainda, as modificações e os avanços das leis ambientais brasileiras, desde a Constituição Federal de 1988.
O Prefeito Municipal, Newton Cotrim – Neto -, destacou que o Programa de Educação Ambiental e Patrimonial já estava em execução no município, antes da realização da Conferência. O gestor informou que todas as ações são desenvolvidas de forma intersetorial, no âmbito da Administração Municipal, com a participação de outros órgãos estaduais, entidades privadas e associações populares.
Segundo o Prefeito, os vários agentes administrativos da Prefeitura empreenderam esforços vitoriosos, com o alinhamento de medidas que envolvem desde a conscientização individual, realizada nos domicílios pelos agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, até os eventos com a participação de todas as escolas públicas e particulares, que evidenciam a necessidade da colaboração da população, por meio da necessária mudança de hábitos no armazenamento e no descarte correto do lixo doméstico.
“O nosso objetivo é despertar nas comunidades o sentimento de pertencimento e comprometimento com o meio ambiente. Toda agressão à natureza interfere diretamente na saúde da população”, pontuou Neto.
O professor Adail José, um dos coordenadores do Programa, assegurou que as ações programadas receberam total apoio de todos órgãos da Administração Municipal, Estadual, empresas parceiras, associações comunitárias e sindicais.
Várias entidades regionais e órgãos governamentais que colaboram com o Programa executado pelo Município de Igaporã, enviaram representantes para a Conferência: Centro de Agroecologia no Semiárido (CASA), Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), Empresa Elere Renováveis, Empresa AES Brasil, Empresa Próton, Empresa Renova, Consórcio Alto Sertão, Museu Alto Sertão, Codevasf e Inema.
Veja mais detalhes do Programa Municipal de Educação Ambiental e Patrimonial: clique aqui.
Texto e fotos: Diretoria de Comunicação
Mais Notícias
O que você achou da nossa página ?
- Muito insatisfeito
- Insatisfeito
- Regular
- Satisfeito
- Muito satisfeito