Em conformidade com:
- ✔ LAI (Lei 12.527/2011) no art. 8º, §1º, I
- ▶ Veja mais em Mapa de Leis
A Prefeitura de Igaporã iniciou o processo de restauração da Casa de Pedras da Fazenda Santo Antônio, atendendo a uma antiga reivindicação da comunidade. O monumento histórico construído no século XIX apresenta forte deterioração pelo tempo e por nunca ter recebido qualquer intervenção para proteger a sua estrutura.
Por determinação do Prefeito Neto Cotrim, o Secretário de Cultura e Turismo, Marcondes Dantas, realizou uma vistoria no imóvel, no último dia 11 de maio, em companhia do Secretário de Infraestrutura, Tiago Bonfillioli, e do engenheiro civil, Joaquim José Azevedo.
Os técnicos identificaram graves problemas nas fundações e a deterioração no interior da Casa de Pedras, que encontra-se aberta devido à destruição de portas e janelas. Grande parte da construção ruiu sem proteção e uma das primeiras ações deverá ser a proteção do telhado e dos muros, atualmente descobertos e sob ação das chuvas.
Como medida inicial, a Secult enviou uma equipe nessa sexta-feira (14), pare retirar abelhas que construíram colmeias no interior da casa. Segundo Marcondes, uma limpeza do mato está programada para esta semana.
A Casa de Pedras foi construída no século XIX, pelo latifundiário Bernardo de Brito Gondim, chefe político do então Arraial do Bonito, pertencente a Caetité. A parte frontal da construção é formada por pedras sobrepostas, confirmando uma característica diferenciada em relação aos outros imóveis do mesmo período, construídos na região.
Mais Notícias
O que você achou da nossa página ?
- Muito insatisfeito
- Insatisfeito
- Regular
- Satisfeito
- Muito satisfeito