Secretaria de Educação participa de Encontro de Formação do PNAIC 2018
18/04/2018

Os coordenadores e formadores locais da Secretaria Municipal de Educação de Igaporã participaram, nos dias 12 e 13 de abril, do primeiro encontro de formação do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). O encontro aconteceu no campus da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) em Bom Jesus da Lapa e contou com a participação de representantes locais da educação nos níveis da pré-escola, da educação infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental.

A formação, promovida pelo Governo Federal, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, proporcionou aos participantes a possibilidade de discutir ações práticas para que as escolas desenvolvam atividades conjuntas na busca pela alfabetização das crianças na idade exata proposta pelo programa (até oito anos de idade).

Segundo a Secretária Municipal de Educação, Ednea Azevedo, o objetivo da Prefeitura de Igaporã em participar do Pacto, além da alfabetização na idade certa, é garantir a formação continuada para os professores da educação básica municipal e aperfeiçoamento profissional. Desde agosto do ano passado a Prefeitura de Igaporã formalizou a adesão ao PNAIC e reafirmou o seu compromisso pela alfabetização e o letramento de todas as crianças até os oito anos de idade.

Até maio, a Prefeitura de Igaporã vai proporcionar aos professores da rede municipal de ensino, a participação em estudos individuais, para aprimorar o processo de alfabetização no município. O Pacto, além de proporcionar técnicas para aumentar a segurança e autonomia do professor, fornece um amplo repertório de práticas didático-pedagógicas no campo da alfabetização e do letramento.