Secretaria de Infraestrutura
Audiência Pública discute implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário em Igaporã
19/11/2018

A Prefeitura de Igaporã, em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e com a Codevasf, realizaram nesta quarta-feira, 14 de novembro, uma audiência pública que discutiu os benefícios ambientais e sociais da implantação do Esgotamento Sanitário no município. O evento aconteceu no auditório do CRAS e contou com a presença do Prefeito Municipal, Suly Fagundes, de representantes do SAAE, da CODEVASF e das secretarias de assistência social e saúde. Também estiveram presentes vereadores, secretários municipais e segmetos da sociedade civil.

Segundo o analista da Codevasf, companhia responsável pela implantação do sistema de tratamento de esgoto no município, Geraldo Luís, o sistema foi concluído agora em 2018, após muito empenho da atual administração e do prefeito Suly e já está atendendo a demanda municipal. Ainda segundo Geraldo Luís "os benefícios do esgotamento sanitário são visto a médio e longo prazo, tendo em vista que são ações de saúde pública e por isso vão beneficiar o município como um todo".

O Prefeito Suly, em sua fala, externou a alegria em poder receber uma obra importante para o município. "Naturalmente a nossa administração fica feliz em poder ver os primeiros dias de funcionamento de uma obra como esta. A partir de agora Igaporã terá esgoto tratado e sem os graves problemas que tinhamos antes, onde pvs estouravam por toda a cidade. É muito mais que uma conquista da gestão. É uma conquista do município".

A audiência contou com expressiva participação popular que contribuiram ao final da explanação dos componentes da mesa, com perguntas e dúvidas sobre o sistema. Uma outra audiência será realizada ainda este mês, dia 29 de novembro, para continuar as discussões a respeito do funcionamento e dos benefícios da rede de esgoto.